Explorando os benefícios de uma solução rápida e flexível
A busca por aumento de produtividade em atividades com muitos processos manuais, aliada ao elevado custo de mão de obra no Brasil, vem levando as empresas a procurar alternativas de automatização de processos. O RPA (Robotic Process Automation) se posiciona como uma opção para reduzir retrabalho, melhorar a qualidade dos processos, diminuir o tempo gasto em atividades manuais e evitar a desmotivação da equipe pela recorrência desse tipo de atividade.
A implantação de soluções de RPA viabiliza automatizar atividades de processos transacionais que estejam relacionadas a captura, interpretação e processamento de dados existentes em sistemas digitais, utilizados no dia-a-dia dos negócios. A criação de robôs é tendência no mundo todo, principalmente por três benefícios em relação a outros métodos de automatização de processos: agilidade de implantação, redução de custos e melhoria do serviço.
Ganhando velocidade através do RPA
O que é um robô?
Robôs são softwares (macros, scripts etc.) que reproduzem as ações humanas de interação com sistemas e ferramentas. O robô pode ser usado para extrair automaticamente informações de várias fontes (site web, sistema interno da companhia, e-mail, planilha Excel, entre outros), processar essas informações, e registrar essas informações em qualquer outro sistema / ferramenta. É altamente indicado para atividades repetitivas que utilizem dados estruturados e sejam baseadas em regras bem definidas.
A criação de robôs é mais rápida que o desenvolvimento de um sistema customizado, pois consiste em reproduzir exatamente os passos que seriam feitos por uma pessoa. A criação de camadas de integração entre os sistemas, por muitas vezes é complexa ou inviável, já a extração de dados de um sistema para importação em outro é considerada função básica para um robô. Em algumas ferramentas de RPA é possível desenvolver um robô arrastando e configurando as ações, como “clicar em um botão” ou “digitar um texto” ou utilizando o recurso de gravação de passos que acelera muito a construção do mesmo.
O RPA como ferramenta de redução de custos
Grande parte do ganho de custo obtido pela automatização de processos está relacionada a redução de pessoas, porém o RPA também atua na redução de custos causados por ineficiência operacional, como por exemplo na redução de multas devido a atrasos em pagamentos, redução de fraudes e penalidades de órgãos regulatórios.
Qualidade e compliance — O RPA garantindo melhores níveis de serviço
Robôs trabalham 24h por dia e sete dias por semana, são muito mais rápidos em tarefas repetitivas do que pessoas e é possível disparar robôs em paralelo (de acordo a capacidade dos sistemas corporativos). Desta forma a empresa pode oferecer um nível de serviço muito maior aos seus clientes. Ao mesmo tempo o RPA auxilia no controle e compliance das organizações, visto que os processos automatizados tornam-se totalmente padronizados e aderentes às normas estabelecidas, além disso deixam “rastros” detalhados de como foram realizadas as tarefas, simplificando eventuais auditorias.
Para conhecer mais sobre o RPA, basta baixar o e-book: “Como criar uma força de trabalho digital”. Para acessar todo o conteúdo, basta fazer o download.
Sobre o autor
Izaías Miguel é sócio-diretor da Visagio, atuou como desenvolvedor, consultor e gerente de projetos da Visagio para grandes empresas do Brasil e do exterior.